Salve o Planeta…

AR

A poluição do ar é resultado da emissão de gases tóxicos em geral, mais especificamente: combustão nos veículos, indústria, queima de lixo, incêndios, aerosóis, cigarros…

O Efeito Estufa (aumento da temperatura da Terra) têm sido aumentado pela emissão de gases tóxicos. Esses gases na atmosfera funcionam como os vidros de um carro fechado, permitem que a radiação solar entre, mas não permitem que o calor saia.

Muitas doenças estão relacionadas com este tipo de poluição (bronquite, asma, câncer de pulmão,…)

A destruição da camada de ozônio tem sido uma das grandes responsáveis pelo aumento dos casos de câncer de pele. O clorofluorcarbono (CFC), um gás amplamente utilizado pela indústria destrói esta camada, que filtra a radiação UV. O CFC é usado em sprays, ar condicionado, geladeiras,…

Mudanças climáticas globais têm aumentado o nível do mar alagando cidades costeiras e provocado seca em outras áreas.


TERRA

A poluição do solo é causada pelo contato com ar ou água poluídos e principalmente por lixo e substâncias tóxicas jogadas diretamente sobre ele.

Até pequenos desmatamentos podem causar problemas seríssimos de erosão. A Mata Atlântica já perdeu 93% de sua área original, e essa destruição agora avança sobre o Cerrado e a Amazônia.

O uso inadequado da terra e práticas de agricultura impróprias (queimadas, desmatamentos,…) causam a desertificação , ausência de vegetação pelo empobrecimento dos solos.

LIXO

Um brasileiro produz em média 1 kg de lixo por dia!

Em 24 horas o Brasil produz, atualmente, 240 000 toneladas de lixo.

Cerca de 70% deste lixo fica a céu aberto nos lixões onde levará mais de 400 anos para ser decomposto e ainda produzirá o chorume (suco fedorento do lixo) que se infiltra na terra contaminando o lençol freático (camada de água subterrânea).

Menos de 1% do lixo é reciclado no Brasil.


ÁGUA

Você sabia …

Que somente 1% da água do planeta está disponível para o consumo? 97% é salgada e 2% está nas geleiras.

Que cerca de 50% da água que vai para as grandes cidades é desperdiçada?

  • Torneira pingando = 46 litros/dia,
  • Filete contínuo = 480 litros/dia,
  • Aspersor de jardim = 16800 litros/dia.

O recomendado são 2000 litros de água/habitante/mês e em muitas cidades brasileiras este índice já não é alcançado, sendo necessário o racionamento.

Que a água é um recurso escasso e muito valioso?

A água que cai na terra nem sempre é limpa, a chuva ácida já é uma realidade em muitos países, destrói monumentos e mata a vida aquática. A chuva é ácida porque sua água lava a poluição do ar carregando muitas substâncias químicas que estavam suspensas.

Muitos países já enfrentam sérios problemas de água potável, importam água limpa e reutilizam várias vezes a água de seus esgotos após reciclados.

A poluição da água é proveniente principalmente de derramamentos de óleo, agrotóxicos das plantações, resíduos de fábricas, esgotos domésticos, utilização sem controle de produtos de limpeza não biodegradáveis

Fonte: http://www.salveoplaneta.com.br/

Esse post foi publicado em Organizações. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s