SAÚDE NO CAFÉ DA MANHÃ

Tudo começa no café-da-manhã

Bons motivos para caprichar no cafe-da-manhã
Quem não gostaria de acordar e sentar-se  em uma mesa bem posta, para tomar um café-da-manhã farto, com leite, vários tipos de pães, sucos, cereais, queijos e os jornais do dia para ler calmamente?
Pouca gente consegue seguir essa rotina. Na prática, a maioria das pessoas costuma mesmo, é fazer uma refeição apressada antes de sair de casa no começo do dia.
O cardápio mais comum é café com leite e pão com manteiga, a famosa média e, de vez em quando, uma frutinha. Até aí, nada mau, porque é mesmo uma delícia. É possível aproveitar muito melhor a primeira refeição do dia.
Aproveite cada bocado do seu café-da-manhã
Muita gente nem toma café-da-manhã. A desculpa mais comum é a falta de tempo. Mais do que uma contingência da vida moderna, o descaso com a primeira refeição do dia é uma atitude completamente errada, que deixa o organismo com um déficit de energia.
Por que é necessário comer algo pela manhã ? Acompanhe este raciocínio: na hora em que despertamos e saímos da cama, em geral passamos uma boa quantidade de horas em jejum absoluto. O estômago normalmente está vazio e, se não dá sinal imediato de fome, irá fazê-lo dentro em breve, sinalizando que o corpo precisa de energia.
Começar o dia sem suprir minimamente as suas necessidades pela manhã tem alguns desdobramentos . Com as reservas de energia em baixa, é comum faltar pique para realizar as tarefas ao longo do dia. Por incrível que pareça, muita gente não relaciona a pouca disposição à essa alimentação desequilibrada. É justamente no momento do despertar que precisamos de alimentos que funcionam como combustíveis para o corpo.
Ficar sem comer pode provocar fraqueza, mal-estar e indisposição. Também restringe a sua capacidade de escolha. Isso mesmo: quem passa muito tempo de estômago vazio chegará perto do horário do almoço sentindo uma fome descomunal. Nessas condições, a tendência é comer o que vier pela frente, sem conseguir controlar o apetite. Uma boa alimentação pela manhã certamente ajudará você a se manter bem até escolher novamente o que deseja saborear. Experimente!
 
Atitude ideal? Variar os alimentos
Para um café-da-manhã saudável não pode ficar de fora nenhum grupo de alimentos, só assim garante-se o aporte adequado de nutrientes. Para facilitar a sua escolha, separe os alimentos em grupos de nutrientes e escolha pelo menos um de cada.
Grupo das proteínas- encontradas no leite, no queijo, no iorgurte, nos ovos e nos frios.
Grupo dos carboidratos- presentes nos pães (prefira os integrais), biscoitos e cereais matinais (granolas, flakes, sucrilhos), bolos, mel e geléias .
Grupo das gorduras– encontrados na manteiga, margarina, requeijão, queijos e leite integral.
Vitaminas e minerais– presentes nas frutas e nos sucos.
Sugestão de café-da-manhã
Batida de leite com aveia e maçã
1 copo de leite longa vida desnatado em embalagem da Tetra Pak (250 ml) batido com ½ maçã média com casca (80 g), 2 colheres (sopa) de farelo de aveia (14 g) e adoçante a gosto.
Para acompanhar:1 fatia de pão integral (35 g), 1 colher (sopa) de queijo cottage (15 g) e 1 fatia média de melão (100 g).
Este café-da-manhã você tem: 300 calorias; 60,5 g de carboidratos; 17,5 g de proteínas; 3,5 g de gorduras; 6 mg de colesterol; 7,5 g de fibras; 2,5 mg de ferro; 375 mg de cálcio; 205 mcg RE (vitamina A); e 32 mg de vitamina C.
Isto representa:15% das necessidades de energia; 26% de carboidratos; 35% de proteínas; 6% de gorduras; 37% de fibras (necessidade mínima); 12% de ferro; 50% de cálcio e 12% de vitamina A; e 50% de vitamina C.
 
Café-da-manhã para quem almoça muito mais tarde
1 copo de leite longa vida desnatado em embalagem da Tetra Pak (250 ml) batido com ½ maçã média com casca (80 g), 2 ameixas secas (15 g), 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (11 g) e adoçante a gosto.
Para acompanhar : 1 fatia de pão integral (35 g), 1 fatia pequena de queijo branco (40 g) e 1 laranja picada (150 g).
Com este café da manhã você se abastece com 440 calorias; 77 g de carboidratos; 20,5 g de proteínas; 8 g de gorduras; 25 mg de colesterol; 9,5 g de fibras; 5 mg de ferro; 510 mg de cálcio; 610 mcg RE (vitamina A); e 90 mg de vitamina C.
Isto representa: 22% das necessidades de energia; 26% de carboidratos; 40% de proteínas; 8% de gorduras; 47% de fibras (necessidade mínima); 20% de ferro; 50% de cálcio; 37% de vitamina A; e 145% de vitamina C.
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Uma resposta para SAÚDE NO CAFÉ DA MANHÃ

  1. Alaide disse:

    Oi Adriana,
     
    vi tantos links de empresas de beleza … E resolvi perguntar, você ja conhece a Mary Kay ?  Quer conhecer ???  Entra em contato comigo jpor e-mail ou pelo meu space.  Abraços

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