ENIGMA DAS ETIQUETAS

enigma das etiquetas Bom Dia Brasil – 03/08/2006

As etiquetas de roupa são verdadeiras charadas para o consumidor. Você entende toda aquela simbologia das etiquetas das roupas? Para muita gente, é quase impossível. O Bom Dia Brasil desvenda este mistério. Confira!
Você entende toda aquela simbologia das etiquetas das roupas? Para muita gente, é quase impossível. Sabe o que significa, por exemplo, um triângulo cortado duas vezes? E um quadrado com um traço horizontal? O problema é que, além de difíceis de entender, esses símbolos são difíceis de enxergar.
Como são muitos símbolos, às vezes impressos em uma etiqueta pequena, é mesmo difícil enxergar. Para decifrá-los, só com um manual. O resultado é que muita gente já perdeu aquela camiseta linda ou o vestido novo porque lavou com água uma peça que só podia ser lavada a seco. Por isso, é bom o consumidor começar a olhar para outra etiqueta além daquela que indica o preço. A jaqueta impressiona.
O tecido suave chama a atenção. Se já é difícil escolher entre tantas opções, quem se dá ao trabalho de checar as recomendações das etiquetas das roupas? "Sinceramente, estou mais interessada no modelo", disse uma jovem. "Eu não olho a etiqueta quando compro roupa. Eu compro roupa porque gosto da roupa", afirma uma senhora. "Eu presto atenção, sim, mas às vezes eu não entendo", admite uma paulistana.
As letras são miúdas – quando existem. Muitas vezes, aparecem apenas símbolos. São mais de 20. O triângulo cortado significa: "Não usar alvejante com cloro". Um outro símbolo, que parece uma tomada, informa que a secagem deve ser em temperatura máxima. Quem adivinharia que um traço representa uma recomendação para secar na horizontal, sem torcer? "Eu acho meio difícil. Não é todo mundo que consegue identificar", aponta a administradora Célia Gregorini. "Algumas marcas vêm explicado corretamente. Outras são meio confusas para o consumidor entender", comenta o administrador Edson Bittencourt.
A empregada doméstica Regina Gomes lava roupa três vezes por semana. Separa apenas as brancas das coloridas. Os símbolos das etiquetas parecem coisa de outro mundo. "O que eu entendo mais o desenho do ferro de passar. O resto não dá para entender nada", conta. Além de difícil de decifrar, as etiquetas nem sempre são confiáveis. Até tinturarias especializadas se queixam que tiveram problemas depois de seguir as instruções de lavagem de algumas roupas.
Apesar dos cuidados, Idália Santana, funcionária de uma lavanderia, não conseguiu evitar a bronca de uma cliente. "A gente já pegou roupa aqui até de marcas famosa, que pedia para ser lavado a seco com resfriamento. Nós lavamos, mas a roupa ficou enorme, ela esticou", diz Idália Santana. "Eu confio mais no meu conhecimento mesmo. Olho o tecido e passo os riscos que podem ocorrer", acrescenta Ocione Neri, outra funcionária da lavanderia. A vendedora de uma butique considera as instruções importantes e sempre alerta os clientes que roupa lavada direito dura mais. "A tecnologia em tecido está cada vez maior. Se você não tem cuidado específico para as peças, você vai ter problema", diz.
A fonoaudióloga Flavia Steuer sugere treinamento específico para compreender as etiquetas. "Um curso. É bom. Valoriza a dona-de-casa e a empregada doméstica, para não dar problema. É ótimo", comenta. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, toda peça deve trazer na etiqueta os cuidados para uma melhor conservação.
O problema é que algumas confecções agem de má fé e colocam na etiqueta indicações que significam que a roupa não pode ser lavada nunca. É uma maneira de se eximir da responsabilidade, caso o tecido encolha ou sofra deformações. E muita gente já perdeu uma roupa por não olhar a etiqueta.
Desvende este enigma! . E saiba o que significa cada um desses símbolos que estão nas etiquetas das roupas

Alguns SITES:

http://www.bold.pt/pt_PT/cl_allsymbols.html

http://www.ipem.sp.gov.br/6ai/cli6-08.asp?vpro=etiqueta3

http://www.zuarte.com.br/simbologiadasetiquetas.htm

 

Esse post foi publicado em MODA. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s